domingo, 15 de julho de 2018

Nota ANPEd sobre possível revisão da Política Nacional de Educação Especial




A ANPEd, a partir do debate acumulado sobre o tema da Educação Especial, sobretudo por meio do Grupo de Trabalho de Educação Especial (GT 15), vem a público manifestar-se sobre a divulgação de uma possível atualização da Política Nacional de Educação Especial (PNEE).

No dia 16 de abril de 2018 a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) realizou uma reunião para discutir uma proposta de atualização da PNEE, conforme noticiado na página eletrônica do Ministério da Educação (MEC);

A proposta de atualização não foi, até o presente momento, tornada pública, embora tenha circulado por todo o país, de forma privada, uma apresentação de Powerpoint que teria sido objeto da referida reunião;

Consta também da notícia veiculada pelo MEC a intenção de que a proposta de atualização seja submetida aos padrões de consulta pública praticados por esse ministério.

O debate sobre a Educação Especial no âmbito da ANPEd nunca resultou em posição contrária à discussão sobre esta ou qualquer outra política pública de educação especial. 

As/Os pesquisadoras/es têm desenvolvido vasta produção acadêmica sobre o tema, reconhecida nacional e internacionalmente.

Contudo, considerando o baixo índice de representatividade e aprovação popular do Governo Michel Temer; o fato desse governo estar no período final de seu mandato; estarmos em um ano eleitoral para Presidência da República, Congresso Nacional, Governos Estaduais e Assembleias Legislativas dos Estados da Federação, consideramos inapropriado e ilegítimo que uma revisão/atualização da Política de Educação Especial seja realizada nesse momento.

Face ao exposto, a ANPEd repudia qualquer iniciativa de revisão da política de educação especial neste governo.

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação




CARTA DE NATAL em defesa do público da Educação Especial na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica no Brasil.


Carta de Natal

A Carta de Natal é o documento resultando do II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade da IFES e I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste.



Documento chave para subsidiar o debate nacional sobre as demandas, entraves e desafios do acesso à Educação Superior e a Educação Tecnológica profissional para estudantes que devem ser beneficiados com os serviços da Educação Especial a fim de serem incluídos educacionalmente nestes espaços acadêmicos.

Clique AQUI e acesse a Carta de Natal pela defesa da inclusão das pessoas com deficiência, das pessoas com transtorno de espectro de autista e das pessoas com altas habilidades/superdotação na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica no Brasil.

O ofício circular ainda foi enviado para todos os reitores das IFES para conhecimento das recomendações fruto das discussões resultante do evento.

Fonte: Site da ANPED

http://www.anped.org.br/news/carta-de-natal-ii-congresso-nacional-de-inclusao-na-educacao-superior-e-educacao-profissional  (04/06/2018)

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. Dentre seus objetivos destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a experiências novas na área; incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados; promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação.  (http://www.anped.org.br/sobre-anped)