No dia 25 de Julho de 2018, a ONG Ed-Tod@s em parceria com a
Prefeitura Municipal de Indaiatuba, realizou o evento Chá & Reflexão no CIAEI de Indaiatuba com o objetivo de discutir a Atualização da Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2008 por meio da promoção de
um encontro com profissionais da área de educação atuando em escolas
(professor@s de AEE e de sala de aula regular, gestor@s), gestor@s de municípios, pessoas com deficiência e suas famílias,
representantes de ONGs que atuam com pessoas com deficiência e acadêmic@s.
Estiveram presentes no encontro 27 participantes,
dentre os quais três pessoas com deficiência (duas surdas e um cego) que fazem
ou fizeram parte de movimentos sociais.
Inicialmente foi solicitado que cada um/a escrevesse sobre
os pontos chaves a serem discutidos na atualização da PNEE-PEI 2008 desde a
referência de sua área de atuação, cujos dados serão apresentados em outra
postagem. A seguir a Professora Windyz B. Ferreira, Presidente da ONG Ed-Tod@s fez a apresentação que foi dividida
em três partes:
(1) breve histórico da Política de Educação Especial com o foco
nos estudantes da EE a partir da publicação das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
(2001) e do documento Sala de Recursos Multifuncionais (republicado em 2006
pela extinta SEESP) e
(2) apresentação dos slides da SECADI usados na reunião
do dia 16 de abril de 2018 com vistas à clarificar elementos contidos nestes
slides que têm sistematicamente circulado pelas redes sociais.
(3) rodada de comentários, perguntas e compartilhamento de experiências e visões (vide a proxima postagem)
De acordo com @s participantes há um sentimento generalizado
de temor e dúvidas causada pelos rumores que atualmente circulam
sistematicamente na internet. Por isso a
oportunidade de sentar com os pares e ter acesso a dados mais consistentes, poder
se manifestar, refletir junt@s e fazer perguntas sobre a atualização da
PNEE-PEI constituiu um momento de extrema importância para @s participantes.
Consideramos, portanto, que nossa iniciativa poderia constituir
um modelo a ser seguido por organizações de pessoas com deficiência, escolas,
ONG que atuam na área, grupos de famílias e, em especial, secretarias de
educação. Se grupos (organizados ou não), profissionais da área de educação e
pessoas se reunirem para compreender o que está acontecendo, para discutir o
conteúdo dos slides e para se preparar para a etapa da consulta pública,
certamente nossa presença e contribuição será mais efetiva.
A fim de contribuir com o processo, tornamos disponíveis os slides apresentados no encontro. Cabe aqui destacar que os slides da SECADI (originais com fundo preto) tiveram apenas o layout modificado, mas não o conteúdo.
Compartilhem e comentem!