GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO
ESPECIAL - GEEP/CED/UFSC
Manifestação do Grupo de Estudos sobre Educação Especial - GEEP/CED/UFSC pela revogação do Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida
O Grupo
de Estudos sobre Educação Especial (GEEP), vinculado ao Centro de Ciências da
Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e demais
setores da UFSC e da FAED/UDESC que subscrevem esse documento, manifestam-se
pela revogação do Decreto n.º 10.502, de 30 de setembro de 2020, que instituiu
a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com
aprendizado ao longo da vida.
Considerando:
1. O
descumprimento das seguintes normativas: Constituição Federal (1988); Decreto
N.º 6.949, que promulga a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência (2009); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); Lei
Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), que reconhecem o
direito da pessoa com deficiência à educação sem discriminação e segregação;
2. A
violação do direito da pessoa com deficiência, assegurado constitucionalmente,
ao viabilizar e legitimar formatos educacionais restritos, segregados.
Repudiamos
a forma autoritária que constituiu a formulação do Decreto nº 10.502/2020,
marcada por um processo antidemocrático, sem transparência, cuja promulgação
culminou na sua assinatura sumária.
Consideramos
que o Decreto n.º 10.502/2020 objetiva tratar de questões de gestão do sistema
educacional a fim de atender aos interesses de determinados grupos da Sociedade
Civil que disputam, historicamente, os recursos do fundo público para a
educação especial. Ao mesmo tempo representa uma afronta aos direitos sociais,
enfatizando uma política educacional segregacionista, excludente e
classificatória.
Analisamos
que com esse Decreto a educação pública, de modo geral, perde financiamento,
qualidade, acessibilidade e autonomia. Perde igualmente a possibilidade de
investimento na formação humana com fundamento histórico-social, uma vez que
legitima o modelo biomédico como base da organização escolar.
Compreendemos
que uma formação para a emancipação humana só é possível no espaço do Ensino
Regular, na escola pública laica, estatal, de qualidade socialmente
referenciada para todos os estudantes.
Nessa
perspectiva, reafirmamos nossa luta em prol da Educação Especial escolar, que
ocorra na escola regular, local onde, contraditoriamente, a classe trabalhadora
tem potencial acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade.
Ressaltamos
a importância da luta coletiva para resistir ao processo de desmonte da
Educação pública brasileira dentre os direitos sociais conquistados pela classe
trabalhadora, particularmente em relação aos estudantes da Educação Especial.
Diante
disso, manifestamos nossa posição pela revogação do Decreto n.º 10.502/2020.
Florianópolis,
13 de outubro de 2020.
Subscrevem
essa manifestação:
Associação
de Pais e Professores do Colégio de Aplicação da UFSC
Colégio
de Aplicação da UFSC
Coordenadoria
de Acessibilidade Educacional – CAE/UFSC
Grupo de
Estudos sobre Política Educacional e Trabalho – GEPETO/CED/UFSC
Instituto
Memória e Direitos Humanos – IDMH/UFSC
Núcleo
de Apoio Pedagógico e Estudantil – NUAPE/FAED/UDESC
Núcleo
de Desenvolvimento Infantil – NDI/CED/UFSC
Núcleo
de Estudos e Pesquisas sobre as Violências – NUVIC/UFSC
Territórios
da Educação Especial e Tecnologias para Inclusão em Sociedade – TEETIS – IFC -
Camboríu
Fonte: https://ced.ufsc.br/2020/10/15/nota-grupo-de-estudos-sobre-educacao-especial-geepcedufsc/
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