Este
BLOG foi criado com o objetivo de aglutinar informações sobre o processo de
atualização da PNEE-PEI 2008.
Desde
o início das postagens, declaro minha posição favorável à atualização da política. Mas, aqui, publico tudo que chega até mim, sem
critérios de seleção. (Quando tenho tempo, analiso e comento o que foi
publicado)
Nesse contexto, chegou
ao meu email em 26/11/2018 uma mensagem da ABPEE e CBEE (abaixo na íntegra), a
qual teve como objetivo ´convidar associados e congressistas´ (e por extensão,
a sociedade civil) a ´copiar e passar´ na Consulta Pública sobre
a PNEE 2018 o texto elaborado por um grupo de acadêmic@s na área. (Email
recebido um dia antes do início do trabalho de análise dos dados da Consulta
Pública realizada entre 27-29/11/2018 em Maceió).
Prezados associados da ABPEE e
congressistas do VIII CBEE
Sobre a Consulta Pública relativa à proposta de "atualização" da atual
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), deliberamos após debate no dia 16/11/2018 enviar o seguinte conteúdo deste email.
A sugestão que fazemos é de que entrem na Consulta Pública (http://pnee.mec.gov.br/), conheçam o documento e, se estiverem de acordo com nossa posição, sinalizem "discordo" em cada trecho. Automaticamente, será aberta uma janela para justificativa do posicionamento. Solicitamos que colem o texto abaixo em todas as janelas:
Sobre a Consulta Pública relativa à proposta de "atualização" da atual
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), deliberamos após debate no dia 16/11/2018 enviar o seguinte conteúdo deste email.
A sugestão que fazemos é de que entrem na Consulta Pública (http://pnee.mec.gov.br/), conheçam o documento e, se estiverem de acordo com nossa posição, sinalizem "discordo" em cada trecho. Automaticamente, será aberta uma janela para justificativa do posicionamento. Solicitamos que colem o texto abaixo em todas as janelas:
Eu não estava presente
no CBEE/ABPEE e, se estivesse, votaria contra esta posição porque acredito que
...o papel da universidade seja de
empoderamento da comunidade acadêmica e de conscientização da sociedade civil
sobre temas relevantes, como é o caso da atualização da política educacional
que diz respeito a milhares de estudantes que encontram barreiras para aprender.
Para mim, o convite ´copia e cola´ revela profundo desrespeito
às opiniões diferentes do grupo de poder que considerou este convite apropriado: desrespeito aos milhares de brasileir@s que são a favor da
atualização da política. Cabe aqui destacar que os dados da Consulta evidenciam
que declararam-se a favor da atualização da Politica mais de
80% da população de respondentes!
Sobretudo, interpreto a decisão do convite ´copia e cola´ como uma
forma de manipulação da massa acadêmica por meio de ´lavagem cerebral´ d@s jovens universitários, uma vez que provavelmente poucos se atreveriam a ir contra @s tod@s poderos@s
acadêmic@s que, acreditam, que sabem mais e melhor que
tod@s!
Eu não considero que ´sei mais ou melhor´que tod@s... Apenas minha
profissão me oferece a prerrogativa de refletir de forma mais aprofundada sobre
determinados temas ou fenômenos sociais e, de alguma forma, me empodera para
expressar publicamente minhas visões, argumentos e perspectivas fundamentadas
em conhecimentos científicos e de forma analítico-crítica – como faço neste
BLOG.
O ´copia e cola´, portanto, foge à minha compreensão em geral e,
sobretudo, na esfera social da universidade porque representa um convite à
não leitura da Minuta, ao não debate e à não reflexão crítica... Convite justificado com o
discurso de processo antidemocrático da atualização da Política! Então o que
será mesmo democracia no contexto deste convite?
A pressão nesses meses foi tão grande que professor@s colegas foram atacados e sentiram medo de se expor contra os ´pares´!!!
Eu mesma fui atacada por email por um colega (do sexo masculino) de SP
que, além do sarcasmo de suas palavras na lista de email público no GT 15 da
ANPED, me ameaçou publicamente de exposição nos meios acadêmicos por meio
de convidar os colegas a se juntarem a ele nesta cruzada! (inclusive uma colega de área minha universidade - UFPB, foi a primeira que se manifestou a favor.)
Este renomado senhor nos meios acadêmicos da Educação Especial convidou
@s colegas para divulgarem o teor de meu email em suas listas e redes sociais...
No meu entendimento seu convite e ameaça pública pode ser facilmente
traduzida como assédio moral e discriminação de gênero. Mas deixei para lá
porque sou transparente e tudo o que escrevi no email para esclarecer dados já
tinha sido declarado neste BLOG. Ou seja, nem me dei ao trabalho de
ficar preocupada ou aborrecida (risos). Ao contrário, eu acolhi seu convite agradecendo porque acredito em pluralidade de ideias. (Sim, e claro, completou o assédio moral me acusando de ser ´colaboradora de governo golpista e de
fascistas´. De onde ele tirou isso? Provavelmente de sua capacidade
interpretativa que extrapola os fatos como eles são...)
Voltando à questão@ do ´copia e cola´, @s acadêmic@s presentes no CBEE/ABPEE querem e defendem amplo debate e transparência. Ok. Todavia e, paradoxalmente, ao invés de mobilizarem os 1.500 participantes do CBEE para conseguir isso por meios politizados e - a meu ver - mais legítimos, compatíveis com nosso papel social, optaram por usar a massa acadêmica como meio de manobra política para sabotar o processo...
Eu jamais participaria de tal manipulação porque ela é fruto de posições de poder que faz uso de milhares de estudantes, a maioria muito jovem ainda para compreender o significado de ser usado por um grupo com voz, credencial e poder! Michel Foucault, certamente, deve ter dado a volta no túmulo!!!
Bem, agora vamos ao que interessa: o convite ao ´copia e cola´!!!
(OBS retirei nomes
porque aqui não interessa... o que interessa é tornar transparente os processos
e decisões)
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Car@s
Colegas,
Encaminho
documento elaborado no CBEE, em reunião com a ABPEE, na qual o GT15 foi
representado pela XXX, representante do GT no Comitê Científico da
ANPED. Solicito ampla divulgação e participação.
Seguem
mensagem e carta protocolada:
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Prezados associados da ABPEE e
congressistas do VIII CBEE
Sobre a Consulta Pública relativa à proposta de "atualização" da atual
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(PNEEPEI), deliberamos após debate no dia 16/11/2018 enviar o seguinte
conteúdo deste email.
A sugestão que fazemos é de que entrem na Consulta Pública (http://pnee.mec.gov.br/), conheçam o documento e, se estiverem de acordo com nossa posição, sinalizem "discordo" em cada trecho. Automaticamente, será aberta uma janela para justificativa do posicionamento. Solicitamos que colem o texto abaixo em todas as janelas:
Sobre a Consulta Pública relativa à proposta de "atualização" da atual
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(PNEEPEI), deliberamos após debate no dia 16/11/2018 enviar o seguinte
conteúdo deste email.
A sugestão que fazemos é de que entrem na Consulta Pública (http://pnee.mec.gov.br/), conheçam o documento e, se estiverem de acordo com nossa posição, sinalizem "discordo" em cada trecho. Automaticamente, será aberta uma janela para justificativa do posicionamento. Solicitamos que colem o texto abaixo em todas as janelas:
1. A proposta não é fruto
de participação democrática. Consulta pública não é debate e interlocução. Queremos diálogo – com cópia e cola - verdadeiro com a
população, profissionais e sociedade civil organizada.
2. A proposta de atualização não se embasa no conceito de deficiência constituído na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que hoje é parte de nossa Constituição Federal.
2. A proposta de atualização não se embasa no conceito de deficiência constituído na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que hoje é parte de nossa Constituição Federal.
3. O paradigma inclusivo,
garantido na Constituição Federal, prevê
ingresso e permanência com qualidade em classes comuns de escolas regulares. Liberdade de escolha não significa retornar às escolas especiais, mas garantir participação da população no processo educacional.
4. O Atendimento Educacional Especializado não é assistência
tecnológica. Ele orienta a construção conjunta e colaborativa do plano de AEE, com base na leitura das barreiras existentes para a educação escolar.
ingresso e permanência com qualidade em classes comuns de escolas regulares. Liberdade de escolha não significa retornar às escolas especiais, mas garantir participação da população no processo educacional.
4. O Atendimento Educacional Especializado não é assistência
tecnológica. Ele orienta a construção conjunta e colaborativa do plano de AEE, com base na leitura das barreiras existentes para a educação escolar.
5. A Convenção sobre os
Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência garantem acesso pleno ao currículo (Inciso III, Art. 28) e
adaptações razoáveis (§3º., Art. 54), o que é incompatível com a diferenciação curricular.
Oportunamente farei
um vídeo sobre o conceito e a abordagem teórico-metodológica da diferenciação curricular - DC,
mostrando que, há desconhecimento acerca do mesmo e, portanto, aqui há um
argumento impróprio. A DC é sim, alinhado ao princípio da inclusão e da
diversidade de estilos, ritmos e perfis de aprendizagem, conforme documento publicado
pela UNESCO-Paris em 2004 e de cuja elaboração eu participei. Aguardem...
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Segue abaixo para conhecimento a Carta de São Carlos a ser protocolada pessoalmente por um representante indicado pelos pares na Audiência Pública [no Conselho Nacional de Educação] em Brasília no dia 19/11/2018.
Atenciosamente,
ABPEE e CBEE
São Carlos, 16 de novembro de 2018
Segue abaixo para conhecimento a Carta de São Carlos a ser protocolada pessoalmente por um representante indicado pelos pares na Audiência Pública [no Conselho Nacional de Educação] em Brasília no dia 19/11/2018.
Atenciosamente,
ABPEE e CBEE
São Carlos, 16 de novembro de 2018
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Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gt15anped+unsubscribe@googlegroups.com.
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Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/gt15anped/ae05d74a-1158-4d25-b914-d46c9c62a849%40googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
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Cara Wyndiz,
ResponderExcluirCom todo respeito, preciso discordar veementemente do tom e da interpretação desqualificadora de sua postagem no Blog a respeito do manifesto da ABPEE sobre a “atualização” da PNEEEI. Não vou responder às tolices argumentativas (sim, porque científicas não foram) que vc ali postou. Farei isso academicamente, por outras vias, adequadas. Quero me referir aqui à maneira absolutamente desrespeitosa com que vc se referiu a um manifesto construído coletivamente e que, pela primeira vez em nossa história, incorporou posicionamentos de grupos de posições diferentes, e até mesmo divergentes, em Educação Especial. Um manifesto discutido ao longo de um Congresso importantíssimo que reúne e reuniu não apenas os acadêmicos, segmento do qual vc tanto se vangloria de ser parte, mas os militantes COM deficiência, portanto, pessoas muito mais autorizadas para se manifestarem a respeito da temática do que quaisquer um de nós, que somos aliados. Vc chamou a todos nós de sabotadores e de manipuladores de mentes, feitores de lavagem cerebral em uma “pobre” juventude que, na sua visão, parece, é totalmente incapaz de raciocinar por si mesma (qualquer semelhança ao Movimento Escola sem partido – ou Lei da Mordaça NÃO terá sido mera coincidência, pelo visto!!!!). Sinceramente, isto merece retratação pública!!!!
Por favor, reveja seus conceitos e ações a respeito dos colegas que têm posicionamentos diferentes dos seus, se por nada, pelo menos para que não caia na contradição de fazer o mesmo que vc nos acusou de fazer: não respeitar uma opinião diferente (o que, em nosso caso, foi total inverdade). Vc se diz tão atacada em seu texto, mas não hesita em fazer o mesmo. Como parte do grupo ao qual vc tão desdenhosamente se referiu, deixo aqui, e nos espaços em que mais julgar adequado, claramente, em aberto e de público, meu total repúdio à sua atitude antiética, para dizer o mínimo.
Vc foi um tanto longe demais.
Penso, inclusive, que as organizações ali mencionadas deveriam se manifestar publicamente sobre o tom da postagem.
com tristeza e indignação,
Mônica Pereira dos Santos
EU SOU UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ESTAVA NO CBEE E NÃO FUI MASSA DE MANOBRA NEM FUI MANIPULADO POR NINGUÉM. É PRECISO TER RESPEITO PARA RECEBER RESPEITO. CONTRA OS RETROCESSOS, PERDA DE DIREITOS, A TUTELA E A SUPERPROTEÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. CONTRA A "ATUALIZACÃO" DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS INTERESSES ESCUSOS POR TRÁS.
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