Lunetas
Publicado em 24/11/2020
Grupo Interescolas divulgou manifesto contra o decreto 10.502/2020, conhecido como
“decreto da exclusão”, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial
(PNEE). Considerado um retrocesso em relação às políticas de educação inclusiva
ao propor um atendimento exclusivo a turmas e escolas
especializadas para alunos com deficiência, o convite é para que instituições
de educação privada se juntem ao movimento para fortalecer a luta.
Com essa participação, assumem “o compromisso de
combater qualquer entrave pedagógico ou social, sobretudo as manifestações de
discriminação e segregação direcionadas a qualquer pessoa socialmente
vulnerável, às infâncias e juventudes não hegemônicas e, dentre elas, os alunos
com deficiência”.
Leia um trecho do Manifesto a Favor da Educação Inclusiva:
As escolas abaixo assinadas participam do debate
afirmando que:
A escola é por princípio um coletivo heterogêneo.
A educação escolar é um processo coletivo.
Todos os alunos são singulares e, portanto,
diferentes entre si. As diferenças são atributos socialmente estabelecidos em
um dado momento histórico. Assim, a determinação do que é considerado uma
diferença que demande práticas escolares inclusivas deve levar em conta esse
pressuposto, exigindo reflexões críticas.
Cada aluno deve ter suas características individuais
atendidas de forma singular, uma vez que a sua forma de apreensão dos objetos
de conhecimento e da realidade são igualmente específicas.
A escola deve se debruçar sobre o processo de
escolarização e socialização de todos os seus alunos, na medida em que só é
possível pensar a inclusão a partir da transformação da escola.
O convívio e o compartilhamento de espaços
educacionais em que a relação com o conhecimento, patrimônio da humanidade, é
realizado em ambientes que consideram e acolhem a diversidade da experiência
humana, ampliam a experiência de todos os envolvidos no processo: alunos com e
sem deficiência, suas famílias, professores e gestores das escolas.
A entrada de crianças e jovens anteriormente
excluídos das escolas produziu efeitos e vem permitindo a construção, por parte
das escolas, de novas práticas e de um constante movimento de reflexão e
aprimoramento diante da demanda de alunos que, em seus processos de
escolarização, colocam em xeque nossos saberes e problematizam o aprendizado e
a convivência.
As adesões estão abertas até o dia 30/11.
Basta
enviar nome e o logo da sua escola para o endereço assinatura.manifestointerescola@gmail.com.
Resumo
Uma escola inclusiva favorece crianças com e sem
deficiência, mas um decreto ameaça anos de direitos conquistados. O que fazer
para barrar o retrocesso?
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Fonte: https://lunetas.com.br/manifesto-defesa-politicas-educacao-inclusiva/
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