ENTREVISTA (OBS. na reportagem há o vídeo da entrevista indisponível! Censurado?)
Reportagem site Rede Brasil Atual
Eugênia Gonzaga: ‘Uma escola que não seja inclusiva não é escola, não é completa’
De acordo com Eugênia Gonzaga, o acesso de toda
criança ao ambiente escolar e à coletividade é a única forma de preparo para a
cidadania e o desenvolvimento
A inclusão de estudantes com deficiência é um
desafio que escolas, pais e as próprias crianças enfrentam diariamente. Além de
espaço adequado e profissionais capacitados, é necessário levar em conta que
esses estudantes têm direito a educação como todos. Agora, a polêmica está
instalada. Um decreto presidencial institui a Política Nacional de Educação Especial (PNEE), que
flexibiliza a obrigatoriedade da inclusão de crianças com deficiência nas
escolas. A medida pode causar uma exclusão ainda maior dessa parcela da
população infantil. Educadores dizem que a nova medida é um passo atrás nas
conquistas que pautam a inclusão. A procuradora regional da República Eugênia
Gonzaga fala sobre os impactos desse decreto como instrumento de maior exclusão
das crianças com deficiência.
De acordo com Eugênia, que tem um filho com Síndrome
de Down, a Constituição de 1988 garante não apenas o direito à educação a todas
as crianças, mas a “educação formal, em ambiente escolar, que pressupõe a
coletividade. “Essa é a única forma de preparo da criança para a cidadania e o
pleno desenvolvimento”, afirma. “Uma escola que não seja inclusiva não é
escola, não é completa. Tanto a escola que não recebe pessoa com deficiência,
como aquela escola que só recebe pessoa com deficiência são ambientes
distorcidos da realidade.”
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Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2020/10/eugenia-gonzaga-entrevista-educacao-inclusiva/
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